corte de cabelo oriental como cortar e ter o estilo certo

Cabelo oriental: como cortar e ter o estilo certo

Cabelo oriental como cortar e ter o estilo certo, é um artigo que escrevi, com o objetivo de mostrar que é possivel fazer um corte que favoreça o formato do rosto das orientais sem que seja necessário usar fio reto ou chanel durante anos. E indicar cor de colorações e reflexos que combinam com cada personalidade feminina.

Quando iniciei na profissão de cabeleireiro, a primeira decisão que tomei, foi que seria um especialista em corte de cabelo de oriental.

Tenho o cabelo com todas as características oriental e tinha muita dificuldade quando ia cortar o cabelo.

O cabelo de oriental geralmente é liso, brilhantes e abundantes ou levemente anelados mas grossos e pesados. Os traços característicos fazem com que eu sempre ouça : meu rosto é redondo e meu cabelo fica sem volume .

              Resultado : sempre Chanel, fios retos longos ,ou médio.

              E assim em todas as fotos , sejam recentes ou antigas, o cabelo é o mesmo, e você diz para você mesma :  – Eu queria tanto mudar meu estilo , mas será que tem jeito?

Cabelos lisos , tem sim suas limitações, mas quando o corte é feito por um especialista em corte de cabelo oriental , é possível modelar qualquer corte,  claro que respeitando o formato do rosto e o conjunto como um todo.    Assim como uma moldura, o cabelo liso deve ser estruturado para harmonizar o formato do rosto .O cabelo liso tem vontade própria e mais ainda porque é grosso e abundante , então a primeira regra é respeitar  a direção do caimento dos fios. A tendência hoje ,é leveza, desconexões e assimetria , que dá um ar despojado, moderno e jovial .

Formato de rosto

O oriental geralmente possui um formato de rosto mais largo e longo , mas claro não é uma regra , e devido ao conjunto delicado do nariz e olhos , classifica- se como rosto arredondado. 

Mas é um engano , pois a variação é muito grande , e tenho clientes orientais com todos os tipos de formatos.

1-Corte 

2-Luzes 

3-Coloração

4-Estilo romântico

5-Estilo arrojado

cabelo oriental como cortar
Corte chanel, com desconexões que dão muito movimento e leveza.

Corte : como cortar

 Não é porque o corte reto ou Chanel ficou bom um dia que você deve usar este mesmo estilo a vida toda!

Sempre digo antes de mudar o corte , para se desapegar ! Prepare-se para ousar e sair das linhas retas , adote texturas e desconexões mais despojadas dando mais volume no alto da cabeça . É possível sim , usar curto , médio ou longo com muita leveza e movimento. Se você  já tentou e não deu certo não desista , procure um profissional com experiência em cabelos orientais , pois é um cabelo que exige uma técnica específica. 

Nossa vida passa por fases  , e sempre chega uma hora que é preciso se renovar , e é indescritível como um cabelo novo muda o rosto !!!

Corte com tesoura ,  Navalha e  tesoura desdentada  qual a diferença ?

Bom , para que não fique um texto  muito longo e técnico  , vou ser objetivo no uso destas ferramentas .

Tesoura :

 Fazer um corte com tesoura , sempre vai dar mais peso aos fios, não importa se fez um degradê ou repicado . 

Um cabelo liso , denso e grosso , vai ficar mais compactado e como as camadas vão se sobrepondo, a sensação final é que o cabelo continua pesado e cheio . 

 Geralmente a impressão final , é de que não mudou quase nada .

Tesoura de Desbaste ( Desdentada, Desfiadeira ) :

Esta é uma tesoura perigosa, muito eficiente para tirar volumes, mas quanto mais perto da raiz ela chegar , mais problema vai dar quando você for refazer o corte , porque o Profissional não vai conseguir medir exatamente até onde ele aprofundou a tesoura . Conclusão : Com o tempo , vai perceber que está ficando com vários comprimentos , e assim difícil de ajeitar , parecendo sempre despenteada.

Navalha:

Ferramenta incrível, que dá uma diferença no toque e no visual .

Sabendo utilizar , o cabelo fica com leveza, e com um toque moderno, mas eu indico que se use mais nos acabamentos se for de comprimento médio a longo . Agora nos curtos , use e abuse!

Minha opinião:

Cabelos orientais , para olhar e perceber  que mudou , precisa ficar com um acabamento desfiado sem linhas retas. Sentir que o peso reduziu , quando balançar ou mexer no cabelo.

Diminuir a sensação que o cabelo está muito cheio. 

Escolher um corte repicado e não degradê , fazer desconexões , usar navalha nos acabamentos e contornos do rosto . Tesoura de desbaste , em casos específicos fica bem bacana.

O Estilo Certo

Luzes

corte de cabelo oriental como cortar
Luzes técnica Morena iluminada, que dá uma ar de muita naturalidade pois tem o marrom como cor principal.

A cor castanho escuro é uma cor linda , mas evidencia as primeiras marcas de expressão ou até uma noite mal dormida .

Os tons de fundo marrom, chocolate, caramelo  ou  bronze tanto frios ou quentes ficam lindos nas orientais  façam sem medo ! 

Se fizer a primeira vez , comece com poucos fios bem delicados e vá aumentando. O contraste desses tons  com o castanho  é maravilhoso e dá um ar mais descontraído.

Coloração :

corte de cabelo oriental feminino cor e estilo

Seja para cobrir os primeiros fios brancos ou não, a pedida são os tons que começam com o 6/0 (louro escuro ) , traz um equilíbrio perfeito seja de fundo quente (Dourados) ou frio ( Acinzentados) .  É um tom coringa, pois se quiser você pode também iluminar com luzes .

Estilo Clássica ou Romântica:

cabelo oriental como cortar
https://debemcomseucabelo.com/

Mulheres mais tradicionais , gostam  de cores mais discretas , adoram acessórios no cabelo, são mais tímidas e gostam de romantizar tudo.

Se você se identificou com o que eu escrevi acima , então faça uma mudança no seu cabelo sem alterar demais seu perfil no rosto , ou seja mantenha o que tem de comprimento próximo ao rosto e atrás e lateral  faça desconexões, e dê muito movimento para deixar seu semblante mais descontraído.

Sugestão de côr:

Tons de Coloração: Use sem medo 6/3 , 6/7 , 6/71

Luzes:  Estilo Morena Iluminada 7/3 , 7/7    tom chocolate 

Estilo arrojada :

Não está nem aí para o que os outros acham , fala com todos e sai dando beijinhos, fazendo amizade com todo mundo . Adora inventar moda e se colocar um sapato de cada cor , vai toda feliz em qualquer lugar.

Se você   se encaixa no que leu acima , e tem vontade de mudar , então vá sem medo , e pode ser  radical  se quiser , o importante é você estar num   momento em que está disposta a deixar de vez seu estilo atual . O maior sinal de que chegou a hora é quando você dorme e acorda pensando nisso ! 

Sugestão de côr :

Tons de Coloração : Tons de fundo acobreados , Loiro mel Claro 7/1 , 7/7 

Luzes : Estilo Morena Iluminada 8/1 , 8/7 .

O importante é você dar o primeiro passo e começar pelo corte , dando uma estilizada na sua imagem, nem que seja um detalhe , e vá ousando mais e em seguida mude a côr do seu cabelo, dando um passo de cada vez .

Assista o video

One thought to “Cabelo oriental: como cortar e ter o estilo certo”

  1. Olá, Sérgio.
    Gostei muito da sua matéria. Sou do interior de sp mas gostaria de saber onde fica o seu salão e um telefone pra agendar com você.
    Obrigada,
    Angélica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *